Emissões: VW continua sob ameaça

O pesadelo da Volkswagen está muito longe de estar resolvido. No mesmo dia em que o fabricante alemão recebeu ordens para recolher 1.1 milhões de veículos de forma a corrigir o problema da emissões falsas, surgem agora investigadores que garantem que a marca apagou dados antes de anunciar ao mundo o que tinha feito.

O caso já estará mesmo a ser investigado pela procuradoria de Braunschweig, segundo avançam as televisões alemãs NDR e WDR e o jornal Sueddeutsche Zeitung.

Estes órgãos de comunicação germânicos afirmam ainda que a eliminação de ficheiros durou cerca de uma semana antes do departamento legal da Volkswagen pedir uma ordem de litígio, alegando que informação relevante devia ser preservada para o caso da empresa vir a ser alvo de acusações legais.

Estima-se que alguns dos ficheiros tenham sido eliminados do sistema e transferidos para "pen drives", de forma a poderem ser repostos no futuro.

"Por enquanto os procuradores não estão a assumir que uma enorme quantidade de dados foi apagada, mas só o suficiente para impedir ou atrasar as investigações diesel. Mas de momento isto não pode ser confirmado", declarou um porta-voz da procuradoria de Braunschweig a este grupo de media alemão.

O mesmo grupo de media avançou, em Março, que um ex-funcionário da Volkswagen nos Estados Unidos estava a processar a empresa por danos, alegando que tinha sido despedido de forma injusta por ter descoberto que estavam a ser apagados ficheiros de forma ilegal na empresa.

Recorde-se que no dia 18 de Setembro do ano passado a Volkswagen confessou ter adulterado os testes ambientais do estado da Califórnia, causando o despedimento do director executivo Martin Winterkorn e a perda de um quinto do valor de mercado da empresa. Entre reparações dos veículos envolvidos e acordos com as autoridades norte-americanas, estima-se que a VW esteja à espera de prejuízos na ordem dos 16.2 mil milhões de euros.

Em destaque